Aluna da rede municipal de Bento ganha medalha de ouro na 13ª Olimpíada de Matemática

Anna Laura Chaves Castoldi, aluna da Escola Municipal de Ensino Fundamental Doutor Tancredo de Almeida Neves, ganhou a medalha de ouro na 13ª Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas e Particulares (OBMEP), no Nível 2 para alunos matriculados no 8º e 9º ano.

Os participantes da edição 2017 foram divididos em três níveis: nível 1 (alunos matriculados em 2017 no 6º ou 7º ano do Ensino Fundamental), nível 2 (alunos matriculados em 2017 no 8º ou 9º ano do Ensino Fundamental) e Nível 3 (alunos matriculados em 2017 em qualquer ano do Ensino Médio).

A Olimpíada compreendeu duas fases. A primeira fase ocorreu no próprio educandário. Na ocasião, foi aplicada uma prova objetiva (questões de múltipla escolha). Os alunos que obtiveram as maiores notas passaram para a segunda fase que foi realizada no dia 16 de setembro, nas dependências do Instituto Federal do Rio Grande do Sul (IFRS), com a aplicação da prova discursiva. Vinte e cinco estudantes do Rio Grande do Sul foram contemplados e receberam medalhas de ouro, prata e bronze. Anna Laura Chaves Castoldi foi a única aluna do município de Bento Gonçalves a receber o prêmio e comenta que a prova discursiva foi a etapa mais difícil. “Foram quatro horas, onde precisei detalhar cada problema e cada cálculo”, afirma.

Em 2014, Fernando Poletto, do mesmo educandário, do 7º ano, foi premiado com a medalha de prata. A diretora, Nelita Maria Zanovelo, coloca que ”a instituição sempre participou das Olimpíadas, pois acredito que isso favoreça a carreira acadêmica dos alunos. No trabalho diário dos professores, busca-se promover a construção do conhecimento, mediando as diversas áreas do saber. Então, para os alunos que demonstram habilidades no pensamento lógico, orienta-se estudos voltados às operações matemáticas”.

O evento foi promovido pela Associação Instituto de Matemática Pura e Aplicada, com apoio da Sociedade Brasileira de Matemática (SBM) e está ligada ao CNPq (Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico). O resultado foi divulgado no dia 22 de novembro, no site da OBMEP (www.obmep.org.br ) e a data da premiação será divulgada em breve.

Fonte: Assessoria de Comunicação Social

Fotos: Divulgação/EMEF Doutor Tancredo de Alemeida Neves