Ala do PSB deverá lançar pré-candidatura de Hermes Zaneti para o Piratini

DcYFk9mWsAEgVEp

Uma nova possibilidade para disputar as Eleições 2018 para o Palácio Piratini deverá ser lançada nesta quinta-feira, 17. Uma ala do Partido Socialista Brasileiro (PSB) que defende a candidatura própria, fará um ato de lançamento da pré-candidatura do ex-deputado federal, advogado, professor e que liderou a recuperação da Cooperativa Aurora em Bento Gonçalves, Hermes Zaneti. O evento está marcado para às 18h, no Chalé da Praça XV, em Porto Alegre.

Autor da lei do preço mínimo da uva, idealizador da Câmara Setorial do Vinho e com um trabalho dedicado a região, natural de Veranópolis, foi em seu recente livro “O Complô: como o sistema financeiro e seus agentes políticos sequestraram a economia brasileira”, que surgiu o convite.

“Depois do lançamento do meu livro e pela tese, este grupo viu uma oportunidade de inserir no processo sucessório do Rio Grande do Sul um elemento novo com uma perspectiva diferente de trabalho e projeto”, disse Zaneti, em entrevista para Rádio Difusora 890.

Ele recordou como sua sua saída da política, em 1990, quando até sua esposa foi ameaçada de sequestro. “Foram circunstâncias que me impediram de seguir minha carreira política. Não esperávamos que o livro poderia me trazer de volta ao cenário político”, acrescentou.

O PSB discute atualmente quatro alternativas: o apoio ao governador José Ivo Sartori, Eduardo Leite ou Jairo Jorge ou lançar candidatura própria. Zanetti agora aguarda a convenção estadual do partido e qualquer sinalização para eventual candidatura.

Outros pré-candidatos ao Piratini

Até o momento, pelo menos nove nomes são cogitados para concorrer ao Piratini nas Eleições de outubro. Abgail Pereira (PC do B), Eduardo Leite (PSDB), Jairo Jorge (PDT), José Ivo Sartori (PMDB), Luis Carlos Heinze (PP), Mateus Bandeira (Novo), Miguel Rossetto (PT), Ranolfo Vieira Junior (PTB) e Roberto Robaina (PSOL).

Outros partidos como PPS, PR, DEM, PRB, PSD, Solidariedade, já sinalizaram apoios à algum pré-candidato.

 

Fonte: Central de Jornalismo da Difusora