Agroindústrias recebem acompanhamento para elaboração de manual de BPF em Bento

Dando prosseguimento ao curso de Boas Práticas de Fabricação (BPF), promovido pela Secretaria de Desenvolvimento da Agricultura (SMDA), em parceria com a Universidade Estadual do Rio Grande do Sul (Uergs), Vigilância Sanitária, Emater e parceiros do programa Selo Sabor de Bento, no último dia 1º, foram iniciadas as visitas técnicas nas 25 agroindústrias participantes da capacitação.

Coordenados pela professora e médica veterinária da Uergs, Fernanda Stalliviere, uma equipe de professores e estagiários da universidade, acompanhadas de profissionais da SMDA, Vigilância Sanitária e Emater, estão realizando as visitas com o intuito de realizar o diagnóstico das agroindústrias.

O grupo atende quatro agroindústrias por dia, sendo duas no turno da manhã e duas no período da tarde. As próximas datas de visitação são nos dias 8, 12, 14, 22, 25 e 29 de novembro.

O objetivo é colocar em prática o aprendizado adquirido durante a qualificação. Além disso, está sendo realizado o acompanhamento e fornecidas orientações para a confecção do Manual de Boas Praticas de Fabricação de cada estabelecimento.

Curso de BPF

Durante a capacitação, que teve duração de 40h divididas em cinco encontros, foram abordados temas como a importância do trabalho com alimentos, quem é o manipulador de alimentos e quais suas responsabilidades e deveres, a legislação pertinente e os cuidados e as doenças transmitidas pelos alimentos.

Fonte: Assessoria de Comunicação Social

Foto: Jeferson Soldi/Divulgação