Abstenção das provas do vestibular da UFRGS em Bento chega a 19%

Dos 2.095 candidatos  inscritos para a realização do vestibular da UFRGS (Universidade Federal do Rio Grande do Sul) em Bento Gonçalves, o primeiro dia do certame, neste domingo, 6, registrou 19% de abstenção. O dado foi revelado em entrevista coletiva realizada nesta segunda-feira, 7, em um dos locais de prova, na EEEM Mestre Santa Bárbara, pelo reitor Rui Oppermann e o coordenador de área em Bento, João Vicente Silva Souza.

“Esta abstenção é histórica. É comum. Temos muitos vestibulandos de outros estados que optam em fazer em Bento, e não em Porto Alegre, cidade maior e trânsito complica um pouco mais. Sem falar que muitos aproveitam os atrativos turísticos aqui da região”, comentou Souza.

Oppermann lembrou também ser a última edição em janeiro. A Universidade já definiu que “a partir do ingresso para 2020, o Vestibular será feito nos dois últimos finais de semana de novembro. Isto nos dará mais tempo para fazer avaliação dos ingressantes”, destacou.

Esta segunda-feira foi marcada pela realização da redação e as provas de Língua Portuguesa. Em Bento além da Escola Mestre, as provas ocorrem na Faculdade Cenecista e no Colégio Estadual Landell de Moura.

Nesta terça-feira, serão aplicadas as provas de Biologia, Geografia e Química. Na quarta, os exames de História e Matemática encerram o concurso. Nesta edição, 28.503 candidatos concorrem a 4.017 vagas, distribuídas em 90 cursos de graduação.

 

Fonte: Felipe Machado – Central de Jornalismo da Difusora