ABS-RS promove curso on-line sobre Comunicação e Mercado do Vinho

Em quatro módulos e 24 temáticas, programação foi desenvolvida para profissionais do setor, empreendedores e enófilos

Em meio à pandemia de coronavírus, a secção gaúcha da Associação Brasileira de Sommeliers (ABS-RS) promove um curso on-line inovador para profissionais do mundo do vinho. Inédito, “Comunicação e Mercado do Vinho” é considerado o mais abrangente e completo curso sobre negócios do setor vitivinícola, especialmente desenvolvido para profissionais da área de vinhos e bebidas em geral, empreendedores e enófilos que desejam ampliar seus conhecimentos sobre o assunto.

O programa aborda, de forma sistemática e didática, todos os principais tópicos relacionados à dinâmica de mercado, perfil do consumidor e ferramentas de construção de marca e comunicação para atuar no mercado brasileiro. “Esse é um momento apropriado para as pessoas adquirirem mais conhecimento. Vivemos um momento de transição e incerteza no mercado. Este curso traz os caminhos seguros a seguir e as ferramentas necessárias para enfrentar e superar a crise”, afirma o presidente da ABS-RS, Orestes de Andrade Jr. “A ABS-RS já vem oferecendo conteúdo de qualidade de forma gratuita no Movimento Bella Ciao. Agora chegou a hora de aprofundar ainda mais as informações para os profissionais que trabalham ou querem atuar no mercado do vinho e de bebidas em geral”, destaca.

Conteúdo diferenciado
Em quatro módulos e 24 temáticas, o primeiro módulo tem início terá a primeira aula ao vivo, on-line, na terça-feira, 26 de maio, às 19h, na plataforma Zoom. Os outros três módulo terão suas aulas ao vivo sempre neste horário, às terças, nos dias 2, 9 e 16 de junho. Os alunos poderão rever o conteúdo gravado sempre que quiserem, por 120 dias.

Neste primeiro módulo, intitulado “O Presente e o Futuro do Mercado Brasileiro de Vinhos”, serão tratados temas como os panoramas do mercado mundial e brasileiro, o futuro dos vinhos nacionais e internacionais, além das operações dos canais on-trade e off-trade. O segundo módulo abordará o perfil do consumidor, o terceiro o poder das marcas e, o quarto, como se relacionar e engajar pessoas. [Veja detalhes abaixo.]

Professores renomados
As aulas serão dadas por dois professores renomados no assunto: o jornalista, social media e especialista em gestão de crise, liderança, inovação e gestão 3.0, Orestes de Andrade Jr., e a empresária e consultora em gestão de categoria de vinhos para o grande varejo e em gestão comercial para vinícolas brasileiras, Andreia Gentilini Milan. Os participantes que cumprirem os requisitos mínimos do curso receberão certificado da ABS-RS reconhecido internacionalmente.

“Antes de saber o que fazer e como fazer, é preciso ter bem clara a situação do mercado atual e o que vai acontecer num futuro próximo. Além disso, é preciso entender o perfil do consumidor de vinho. É isso que vamos abordar no curso, oferecendo ferramentas práticas para atuação efetiva e de sucesso para profissionais e empresas”, explica Andreia Milan.

“Todo mundo quer inspirar e engajar os consumidores. Mas poucos investem tempo para descobrir como fazer isso de forma concreta. No curso, vamos mostrar técnicas e oferecer instrumentos para construir marcas fortes e para transformar clientes em embaixadores dessas marcas”, observa Orestes de Andrade Jr.

CONHEÇA O CONTEÚDO DO CURSO:

MÓDULO 1: O PRESENTE E O FUTURO DO MERCADO BRASILEIRO DE VINHOS
– Panorama do mercado mundial
– Panorama do mercado brasileiro
– O futuro dos vinhos importados
– O futuro dos vinhos brasileiros
– Com funcionar e como operar bem os canais de venda no on-trade
– Com funcionar e como operar bem os canais de venda no off-trade

MÓDULO 02: O PERFIL DO CONSUMIDOR
– Comportamento do consumidor mundial
– Comportamento do consumidor brasileiro
– Tendências de consumo
– Impacto de cada geração
– A percepção de valor de produto
– Dinâmica das diferentes categorias de preço

MÓDULO 03: MARCA, O TESOURO ENTERRADO
– Como construir uma marca consistente e inspiradora
– Passo a passo para construir uma marca forte no mercado do vinho
– Entendendo as necessidades dos consumidores de vinho
– Erros e acertos no processo de construção do posicionamento estratégico
– Embalagem: tão importante quanto o conteúdo
– Cases de sucesso

MÓDULO 04: COMO SE RELACIONAR E ENGAJAR PESSOAS
– O poder do relacionamento
– O papel do Marketing
– Como conquistar embaixadores para sua marca
– Como as marcas têm se comportado na pandemia do coronavírus
– Estratégias de relacionamento para dentro e fora da empresa
– Assessoria de Comunicação para o mercado do vinho

SERVIÇO
Curso On-line sobre Comunicação e Mercado do Vinho

De 26 de maio a 16 de junho: sempre às terças-feiras
Início das aulas on-line ao vivo: 19h
Investimento: R$ 1.490,00 (pode ser parcelado)
Inscrições: www.absrs.com.br
Mais informações: (54) 99972 0130 ou [email protected]

 

Fonte: ABS-RS

Foto: Arquivo