Abraçaí terá Horta Orgânica com apoio da Slow Food

Na próxima segunda-feira (21/10), a Associação Bentogonçalvense de Convivência e Apoio à Infância e Juventude (ABRAÇAÍ), vai inaugurar a sua Horta Orgânica. O projeto é uma parceria com o movimento Slow Food Primeira Colônia Italiana e teve por objetivo realizar a reestruturação da horta na entidade e estimular a filosofia do alimento “Bom, Limpo e Justo”.

Aliados ao consumo dos alimentos produzidos pela Horta Orgânica, a Abraçaí visa ainda fortalecer os laços familiares com o auxílio da produção doméstica de alimentos. O projeto, que culmina com a inauguração da horta, ocorreu em diversas etapas. Primeiro foram realizadas palestras de conscientização referente a economia gerada com a produção dos alimentos. Após, sugeriu-se um diálogo reflexivo com a equipe que atua na cozinha da Abraçaí, sobre a importância do aproveitamento dos mesmos. Outra ação promovida pelo movimento Slow Food foi a confecção de uma composteira, com resíduos orgânicos, que se tornarão adubos para serem utilizados na horta.

Para concretizar a construção da horta e o plantio correto da primeira leva de alimentos, a Abraçaí e o Slow Food contaram com o apoio de parceiros como Associação dos Engenheiros e Arquitetos da Região dos Vinhedos-AEARV, que efetivou a construção; a Cooperativa Santa Clara que forneceu as mudas através do Projeto “Plantando o Bem” e equipamentos para manutenção e cultivo da horta; o Instituto Federal do Rio Grande do Sul, que ficou responsável pelo plantio e acompanhamento de manutenção.

 

Fonte: Assessoria de Imprensa / Abraçaí