Aberta a programação do Mês do Idoso em Bento

IMG_1596

Nesta segunda-feira, 1º de outubro, é comemorado o Dia Internacional do Idoso, data escolhida em virtude da criação do Estatuto do Idoso. Para celebrar a data, a Secretaria de Habitação e Assistência Social (Semhas) e o Conselho Municipal do Idoso (Comui) em parceria com o Sistema Fecomércio-RS/ Sesc promove diversas atividades culturais, recreativas e educativas que integram o mês do idoso.

A abertura da programação foi marcada com solenidade na Casa das Artes e contou com a participação de cerca de 150 pessoas, reunindo coordenadores dos grupos de convivência e seus integrantes. Também foram arrecadados cerca de 200 quilos de alimentos que serão destinados a entidades do município.

“Tudo isso é fruto de um trabalho feito parceria. Eu acredito que através da minha ação, juntamente com os coordenadores e professores, de todo o apoio da Secretaria, por meio do Departamento de Assistência Social, do Sesc e de todos os parceiros envolvidos, nós conseguimos realizar estes momentos que são ímpares em nossa vida. Tudo o que fazemos por vocês é com muito amor e carinho. Espero que vocês aproveitem”, enalteceu a coordenadora do Departamento de Políticas para Idosos, Andréia Carla Antonini.

O mês do idoso conta com Torneio de Câmbio, Encontro na Feira do Livro, Fórum do Envelhecimento, Aulão de Zumba e encerra no dia 30 de outubro com a Conferência Municipal do Mês do Idoso.
A Presidente do Conselho Municipal do Idoso, Márcia Braga, destacou o trabalho desenvolvido pelo órgão e agradeceu aos parceiros do evento. “Devemos cuidar e respeitar nossos idosos, pois assim estaremos nos respeitando e respeitando o nosso futuro. O Conselho Municipal do Idoso tem por finalidade formular e integrar políticas sociais que são voltadas aos idosos, a defender e proteger os direitos de vocês”.

Atualmente, Bento Gonçalves conta com 24 grupos de convivência em diversos bairros do Município, atendendo cerca de mil idosos.

“Hoje é um dia muito importante pois celebra a conquista de direitos dos idosos. Promover atividades que proporcionam integração e reflexão sobre o envelhecimento é de extrema importância. Estamos felizes por ver um público tão expressivo. Aproveitem as festividades do mês de vocês”, salientou a secretária de Habitação e Assistência Social, Milena Bassani.

A programação abriu com a palestra “O nosso tempo no tempo da cultura digital” ministrada pelo doutor e mestre em educação pelo Programa de Pós Graduação em Educação da PUC, professor Augusto Niche Teixeira.

Também estiveram presentes, o vice-presidente da Câmara de Vereadores, Eduardo Viríssimo, o gerente do Sesc, Jaques Fachinelli, e o secretário-adjunto de Turismo, João Pedrassani.

 

Confira a programação:

Dia 10/10

13h30: Torneio de Câmbio no Ginásio Municipal de Esportes

 

15/10

10h15: Encontro com Fabiano Mazzotti na Feira do Livro

 

16/10:

Fórum do Envelhecimento na Fundação Casa das Artes

 

26/10:

13:30: Aulão de Zumba no Ginásio Municipal de Esportes

 

30/10:

13:30: Conferência Municipal do Mês do Idoso no Teatro do Sesc

*Programação sujeita a alterações