A cavalo ou de jipe, romeiros lotam Santuário de Caravaggio

Pré-romarias antecedem a 140ª Romaria de Nossa Senhora de Caravaggio

Foi no lombo do cavalo ou a bordo de jipes que romeiros expressaram a fé e chegaram ao Santuário de Nossa Senhora de Caravaggio, em Farroupilha, no último sábado (11) que antecedeu o Dia das Mães. Pelo menos 1,2 mil cavalarianos participaram da 26ª Cavalgada da Fé e 1ª Cavalgada da Integração. À tarde, foi a vez do barulho do motor de 400 jipes ecoarem na Esplanada do Santuário, na 12ª Pré-Romaria dos Jipeiros.

Grupos de cavalarianos de diversos pontos da Serra participaram do encontro – há registros de cavalgadas que partiram de Tupandi, Estrela, Vespasiano Corrêa, Bento Gonçalves, Veranópolis, Caxias do Sul e outras cidades.

Durante a tarde um grande número de jipeiros se encontrou no início da Estrada dos Romeiros e seguiu até o Santuário para participar de missa. A ideia do grupo é agradecer pela proteção nos passeios e trilhas de aventura que jipeiros gostam de participar.

Motoristas de jipes, quadriciclos, camionetes vieram de cidades como Bom Princípio, Flores da Cunha, Garibaldi, Farroupilha, Bento Gonçalves e Alto Feliz. À tarde também, um grupo com dezenas de corredores criou a Romaria Trail Runners Caxias e chegou ao Santuário para receber bênção. Eles vieram pela ERS-122 e percorreram 21 quilômetros até o Santuário.

A 140ª edição da Romaria de Nossa Senhora de Caravaggio ocorrerá nos dias 25 e 26 de maio, sábado e domingo, com expectativa de público semelhante às últimas edições – cerca de 140 mil pessoas são aguardadas nos dois dias de festa, em caso de boas condições climáticas. O lema deste ano atende a um insistente desejo do Papa Francisco, quando pede para que seja vencida a cultura da exclusão, do descartável e da globalização da indiferença: “Com Maria, a Mãe de Jesus, por uma cultura do encontro”.

O domingo do Dia das Mães teve pelo menos oito missas para os fiéis que percorreram o Santuário.

Fonte: Central de Jornalismo da Difusora com informações do Santuário de Caravggio