8ª Zona Eleitoral avalia pleito reconhece dificuldade da biometria e projeta menos filas no 2º turno

8 Zona Eleitoral

Depois da realização do primeiro turno das Eleições Gerais 2018, no domingo 7 de outubro, o momento é de avaliação e de contabilização de dados, pela 8ª Zona Eleitoral (8ª ZE) com sede em Bento Gonçalves, que abrange ainda Monte Belo, Pinto Bandeira e Santa Tereza. Em entrevista para Rádio Difusora 890 AM, o chefe do cartório eleitoral, Ricardo Abreu, destacou que o dia do pleito representou um grande número de atendimentos ao eleitor.

Os motivos são os mais diversos, como problemas com urnas eletrônicas, eleitores que se enganavam nas opções de voto, filas, e principalmente a biometria.

“O problema das filas a gente atribuiu a demora do eleitor para votar em seis opções de voto. Nem todos votavam, ficam ali, pensavam, sentavam. O segundo motivo a biometria, que nem sempre dá de primeira. O objetivo não é agilizar e sim ter a segurança na identificação do eleitor”, lembrou Abreu.

Cabe lembrar que o processo biométrico é obrigatório nas cidades de abrangência da 8ªZE, exceto Bento Gonçalves, que ainda é opcional. Mas, em virtude de um convênio realizado entre o TRE-RS (Tribunal Regional Eleitoral) com o IGP – Instituto Geral de Perícias -, dados foram importados para tentar acelerar o cadastramento. Em casos, por exemplo, que recentemente o eleitor confeccionou um novo RG (documento de identidade).

Houve ainda eleitores que mantiveram contato com o Cartório Eleitoral informando que a urna anulava seu voto. Foi então que em um dos casos, o TRE destacou pessoas da Junta Eleitoral, a comparecer para conferir. E, na conferência de uma urna, o eleitor se afastou diante do problema, por orientação do fiscal, e foi constatado que tentava digitar um número de presidente, na opção governador.

Além de projetar o segundo turno do pleito com a expectativa de mais rapidez do voto (são apenas dois candidatos), o momento ainda é de recebimento de justificativas de mesários faltosos e justificativa de eleitores que não efetuaram no domingo. Esta, pode também ser feita pela internet.

A 8ª Zona Eleitoral está localizada na Rua General Goes Monteiro, 91, sala 1, bairro São Francisco. O horário de atendimento é das 10h às 17h.

 

Fonte: Central de Jornalismo da Difusora