7º CineSerra promove oficina sobre fotografia de cinema em novembro

Como ocorreu em edições anteriores, o 7ª Festival do Audiovisual da Serra Gaúcha – CineSerra também será marcado por momentos de troca de experiências e aprendizado. Isso porque uma oficina para os interessados em expandir seus conhecimentos no universo cinematográfico já tem data marcada. O workshop “Direção de Fotografia” – que será ministrado pelo diretor de fotografia e mestre em comunicação Bruno Polidoro – ocorre em novembro, das 9h às 19h no sábado (7) e das 13h30 às 18h30 no domingo (8), no Centro de Cultura Dr. Henrique Ordovás Filho.

Com mais de dez anos de experiência na área, Polidoro assinou a fotografia de quatorze longas e tem na bagagem 50 filmes realizados. Desses, muitos são curta-metragens que foram premiados em festivais nacionais, com destaque para os seis prêmios de melhor fotografia recebidos no Festival de Cinema de Gramado – quatro na Mostra Gaúcha e dois na Competição Nacional. É a partir de seu vasto conhecimento na área, que o diretor de fotografia apresentará aos participantes da oficina noções sobre luz, câmera, as etapas da direção e bibliografia relevante. Além disso, serão propostos exercícios práticos bem como a análise de frames e produções vencedoras da categoria em edições anteriores do CineSerra.

As vagas são limitadas e a atividade seguirá todos os protocolos de higienização e prevenção ao novo coronavírus, necessários ao momento. As inscrições ocorrem exclusivamente pelo site do festival, em festivalcineserra.com.br, onde também está disponível a programação detalhada do workshop.

 

Serviço

O quê: oficina “Direção de Fotografia”, com o diretor de fotografia e mestre em comunicação Bruno Polidoro.

Quando: nos dias 7 e 8 de novembro, das 9h às 19h no sábado (7) e das 13h30 às 18h30 no domingo (8).

Onde: Centro de Cultura Dr. Henrique Ordovás Filho.

Quanto: As inscrições custam R$ 60, com coffee-break incluso. Interessados podem inscrever-se até o dia 6 de novembro, no site festivalcineserra.com.br.

 

Sobre Bruno Polidoro

É graduado em Realização Audiovisual e mestre em Comunicação pela Unisinos. Atua há mais de dez anos como diretor de fotografia em filmes, videoartes e programas de televisão. Com foco em conteúdo, assinou a fotografia de quatorze longas, entre eles “Dromedário no Asfalto” (2013 – melhor fotografia no VI Festival Internacional de Cinema da Fronteira), de Gilson Vargas e “Filme sobre um Bom Fim” (2014), de Boca Migotto.

Com mais de 50 filmes realizados, muitos dos curta-metragens que fotografou receberam o prêmio de melhor fotografia em festivais nacionais, com destaque para seis prêmios que recebeu no Festival de Cinema de Gramado – quatro na Mostra Gaúcha e dois na Competição Nacional. Na televisão, fotografou diversos filmes e séries para a RBS TV, como o curta “O Sabiá” (2010), dirigido por Zeca Brito (melhor fotografia no X Prêmio Histórias Curtas).

Além do trabalho como fotógrafo, dirigiu os curtas “Pela passagem de uma grande dor” (2006) e “O vazio além da janela” (2008), o episódio para a televisão “5 cigarros e um beijo” (série Ocidentes, 2014), e o longa-metragem “Sobre sete ondas verdes espumantes”, baseado na obra do escritor Caio Fernando Abreu. É sócio da produtora Besouro Filmes e professor do Curso de Realização Audiovisual da Unisinos e da Fluxo – Escola de Fotografia Expandida.

Sobre o CineSerra 

O CineSerra é uma mostra competitiva de cinema, que conta com financiamento da Lei de Incentivo à Cultura (LIC) de Caxias do Sul. O projeto, cuja primeira edição foi realizada em 2013, tem o objetivo de dar visibilidade e agregar valor à produção audiovisual independente. Serão destacadas e premiadas produções em âmbito regional (Nordeste do RS) e estadual (RS), em concursos paralelos, além da categoria websérie que abrangerá trabalhos de todo o RS. O evento também oferece workshops sobre tópicos relativos à produção audiovisual com profissionais da área. À frente do projeto estão os produtores culturais associados Leandro Daros, diretor artístico, e Claudio Troian, diretor operacional.

Em 2020, o CineSerra – Festival do Audiovisual da Serra Gaúcha chega a sua sétima edição. Os recursos para realização da mostra foram captados por meio da Lei de Incentivo à Cultura (LIC) de Caxias do Sul. As empresas Racon Consórcios, Metadados e Intercity Hotel são apoiadoras do 7º CineSerra.

Fonte e foto: Dinâmica