5ª CRS confirma mais procura pelo SUS na Serra e prioridade em traumatologia para 2017

A 5ª Coordenadoria Regional de Saúde (5ª CRS) participou nesta semana, na última terça-feira, 24, na Câmara de Vereadores de Caxias do Sul, de uma reunião com os Secretários de Saúde e prefeitos dos 49 municípios de sua abrangência. Na pauta o acolhimento especialmente dos novos secretários, além de desafios para o ano de 2017.

A coordenadora do órgão, Solange Sonda, confirmou aos presentes uma nova realidade desde o segundo semestre do último ano, a maior procura pelos serviços públicos de saúde, o SUS (Sistema Único de Saúde). No Brasil, conforme dados divulgados nesta semana, 1,3 milhão de pessoas deixaram de ter planos.

“A gente já vem percebendo este aumento. A procura foi maior não só em internações, mas desde as Unidades de Saúde, houve mais exames e consultas”, comentou Sonda.

Durante o encontro os representantes dos Municípios da região Vinhedos e Basalto se reuniram para tratar da questão das cirurgias de alta complexidade em traumatologia, hoje realizada em Caxias do Sul. O objetivo é buscar alternativas para dar agilidade na realização das cirurgias.

O Hospital Tacchini já manifestou o interesse em oferecer o serviço de Alta Complexidade em Traumatologia para 22 municípios, o que hoje é realizado em Caxias do Sul. Já na Média Complexidade cinco Hospitais atuam: em Veranópolis, Nova Prata, Garibaldi, Carlos Barbosa e Guaporé.

“Em Média Complexidade o Tacchini é referência quando os Hospitais não conseguem atender o paciente”, lembrou Solange.

Ela informou que houve ainda a manifestação de 22 prefeitos presentes concordando na opção do Tacchini. “Vamos buscar a agilidade do credenciamento junto ao Ministério da Saúde”, acrescentou a coordenadora.

O prefeito Guilherme Pasin destacou que “a saúde é prioridade de cada um presente nesta reunião, e o assunto mais importante é resolver a questão das cirurgias em traumatologia. Bento Gonçalves está disposto a assumir esse gargalo, mas precisaremos da união de todos os Municípios”, disse.

Municípios (49): Alto Feliz, Antônio Prado, Bento Gonçalves, Boa Vista do Sul, Bom Jesus, Bom Princípio, Campestre da Serra, Canela, Carlos Barbosa, Caxias do Sul, Coronel Pilar, Cotiporã, Esmeralda, Fagundes Varela, Farroupilha, Feliz, Flores da Cunha, Garibaldi, Gramado, Guabiju, Guaporé, Ipê, Jaquirana, Linha Nova, Monte Alegre dos Campos, Monte Belo do Sul, Muitos Capões, Nova Araçá, Nova Bassano, Nova Pádua, Nova Petrópolis, Nova Prata, Nova Roma do Sul, Paraí, Picada Café, Pinhal da Serra, Pinto Bandeira, Protásio Alves, Santa Tereza, São Jorge, São José dos Ausentes, São Marcos, São Vendelino, União da Serra, Vacaria, Vale Real, Veranópolis, Vila Flores e Vista Alegre do Prata.

Fonte: Felipe Machado