4º Congresso Internacional de Turismo da Região Uva e Vinho compartilha cases e oportunidades

Com a participação de mais de 25 municípios do Estado, o 4º Congresso Internacional de Turismo da Região Uva e Vinho recebeu cerca de 100 participantes no dia 06 de junho, onde a programação foi pautada por palestras, pela exposição de trabalhos técnicos e pelo ato público como mostra de admiração e agradecimento aos pioneiros pela construção da Instância de Governança Regional, Associação de Turismo da Serra Nordeste – Atuaserra.

No final da manhã, o momento foi de pura emoção para os três homenageados pelos anos de contribuição para a Governança, que foram eles: Clacir Romagna, Fátima Ortiz e Marcia Ferronato que assistiram o vídeo gravado a partir de suas falas e histórias.

A Secretária Municipal de Turismo, Indústria, Comércio e Serviços, Fátima Ortiz, recebeu das mãos do Diretor de Turismo da Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Turismo – Sedetur, Marcelo Borella, uma placa de homenagem e flores. Márcia Ferronato, diretora do Sindicato Empresarial de Gastronomia e Hotelaria Região Uva e Vinho – SEGH, foi agraciada com a homenagem, onde o Presidente da Atuaserra e também Presidente do Conselho de Turismo de Garibaldi, César Nicolini entregou a placa e flores. Já o atual Tesoureiro da Atuaserra e diretor do Restaurante Fenachamp de Garibaldi, Clacir Romagna, recebeu a simbólica placa de homenagem das mãos do Secretário de Turismo e Cultura de Garibaldi, Paulo Salvi.

A programação das palestras iniciou com a explanação do Dr. Carlos Sampaio – FURB/UP com o caso de sucesso “Cadeia Produtiva do Turismo: aprendizados do Parque Yellowstone (EUA)”. Marcos Citolin, Gerente Regional de Desenvolvimento na Sicredi Serrana apresentou o “Desenvolvimento sustentável do turismo na região”.

Ana Luiza Russo – ASTUR, apresentou o caso de sucesso “Socorro SP – muito além da acessibilidade” onde as ações da Associação Socorrense de Turismo em parceria com o Conselho Municipal de Turismo – COMTUR, foi destaque. O consultor do Sebrae, Thomas Hartmann trouxe em sua apresentação, dicas e oportunidades para pequenas empresas do turismo através do marketing digital. O Dr. José Elmar Feger da UFPR foi quem encerrou as apresentações com o estudo de caso “Perspectivas futuras de investimentos no território de Vila Flores”.

A sexta-feira, 07, foi marcada pelas visitas técnicas em empreendimentos de Flores da Cunha – RS. Iniciou com a Vinícola Salvattore localizada na região central da cidade, além da arquitetura memorável, os participantes tiveram a oportunidade de conhecer a história do empreendimento e degustar os vinhos e sucos ali produzidos. Seguindo, a visita foi na Propriedade Rural Fernandes Muraro, localizada no Roteiro Turístico Compassos da Mérica Mérica. Os participantes além de ver as belas paisagens, passearam de carretão e participaram do sapeco de pinhão.

Para esta edição, o Congresso contou com o patrocínio do Sistema de Crédito Cooperativo – SICREDI; e teve o apoio do Centro Empresarial de Flores da Cunha; Prefeitura Municipal de Flores da Cunha; Escola de Gastronomia UCS-ICIF; Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas – SEBRAE; Sindicato Empresarial de Gastronomia e Hotelaria Região Uva e Vinho – SEGH; Roteiro Vales da Serra; Universidade Feevale; Faculdade Cenecista de Bento Gonçalves – CNEC; Universidade Federal do Paraná – UFPR; Universidade FEEVALE; Faculdade Meridional – IMED; Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Turismo, Governo do Estado do Rio Grande do Sul.

 

Fonte: Site Atuaserra