33ª Feira do Livro de Bento supera 30 mil visitantes e mais de 9 mil obras comercializadas

Encerrou neste domingo, 21, em Bento Gonçalves, a 33ª Feira do Livro. Durante 12 dias, foram cerca de 30 mil pessoas que passaram pela Via Del Vino, desfrutando das mais diversas obras, com 11 livreiros, bem como uma programação cultural que mobilizou a comunidade e estudantes em geral. Durante a solenidade de finalização do evento, o secretário de Cultura, Evandro Soares, anunciou ainda que foram mais de 9 mil livros comercializados durante o período, o que mostrou o interesse pela leitura do público presente.

“Acreditamos que alcançamos os resultados esperados. Trabalhamos intensamente com a comunidade escolar, atendendo mais de 5 mil crianças entre jovens e a garotada. A nossa programação esteve intensa e diversificada, com escritores, atrações musicais e teatrais”, lembrou o secretário.

O tema desta edição foi  a “Influência digital para compartilhar a Literatura” e o slogan “A Literatura Conecta”. O escritor homenageado foi Fabiano Mazzotti e o patrono foi Pedro Guerra. Em sua manifestação na solenidade de encerramento agradeceu a oportunidade concedida pela organização da Feira, além do engajamento e interatividade com os participantes desta edição.

O gerente do sistema Fecomércio RS/Sesc de Bento Gonçalves, Jaques Fachinelli, destaca que as “atividades foram de motivar e incentivar a leitura junto a comunidade. Estamos felizes pela mobilização, pelos alunos envolvidos e pelas ações indo ao encontro do leitor e das pessoas”.

A 33ª Feira do Livro foi uma realização do Ministério da Cultura, por meio da Lei de Incentivo à Cultura e Governo Federal, juntamente com a Prefeitura, secretarias da Cultura, de Educação, Fundação Casa das Artes, Biblioteca Pública Castro Alves, Sistema Fecomércio – RS/Sesc e 16ª CRE (16ª Coordenadoria Regional de Educação). O evento teve como patrocinadores a Caixa Econômica Federal, a Anderle Transportes, a Companhia Rio-grandense de Saneamento – Corsan e da Giordani Turismo, com o apoio do Curso de Design UCS Carvi e do Hotel Vinocap.

Fonte e fotos: Felipe Machado – Central de Jornalismo da Difusora