31º Congresso Cosems/RS debate soluções para a Saúde pública em Bento

O 31º Congresso do Conselho das Secretarias Municipais de Saúde do Rio Grande do Sul (COSEMS/RS) – Uma Só Saúde abriu espaço para a exposição de experiências em saúde pública no Rio Grande do Sul, nesta segunda-feira, 22, em Bento Gonçalves. Cerca de três mil congressistas, dentre Secretários Municipais de Saúde, assessores e técnicos das equipes de gestão dos municípios e profissionais das áreas técnicas e administrativas de saúde se reúnem, até o dia 25, no Dall’Onder Grande Hotel.

O objetivo principal é promover ações bem sucedidas do SUS, criativas e inovadoras, que façam a diferença no atendimento e  acolhimento da população usuária.

O secretário de Gestão Estratégica e Participativa, Erno Harzheim, que no ato representou o secretário Executivo do Ministério da Saúde, João Gabbardo, enalteceu o apoio do Ministério em aumentar o financiamento da Atenção Primária em Saúde (APS) e em ouvir as demandas municipais do pós-Congresso. “É nossa responsabilidade de na Atenção Primária atender os que são os problemas frequentes da população usando inovação, o nosso empenho, a nossa capacidade e inteligência, pois é no Município que essa atenção se dá e deve ser reforçada”, reforçou Harzheim.

Em seu pronunciamento, a secretária de Saúde do Rio Grande do Sul, Aritta Bergmann, que no ato representou o Governador do Estado do Rio Grande do Sul, Eduardo Leite, afirmou que Bento Gonçalves é um marco do municipalismo na área da saúde.

O prefeito Guilherme Pasin agradeceu aos agentes de saúde que incansavelmente trabalham pela nossa saúde. “Poder representar a saúde, estar próximos dos problemas e sermos agentes de resolução é algo muito importante. Se vinho é saúde, e assim eu acredito, bem vindos a Capital do Vinho, e porque não, durante esta semana, a Capital da Saúde”, destacou Pasin.

A abertura do evento foi embalada pela orquestra Vila Lobos sob a regência da maestrina Cecilia Rheingantz Silveira.

A edição conta ainda com Feira de Soluções para a Saúde, tendas PICS, área de exposições, entre outras atividades na Rua Coberta.

O 31º Congresso é uma realização do COSEMS/RS, Fundação Oswaldo Cruz e SUS e conta com apoio do Governo do Estado RS e Ministério da Saúde.

Fonte: Assessoria de Comunicação Social da Prefeitura

Fotos: Franciele Gonçalves