2ª edição do curso “Cuidar em Casa” inicia em Cotiporã

Na noite da última segunda-feira, 02 de março, iniciou no Auditório da Secretaria de Saúde e Assistência Social de Cotiporã, a 2ª Edição do Curso “Cuidar em Casa”.

O principal objetivo é orientar aqueles que têm sob sua responsabilidade, o cuidado de pessoas que possuem alguma incapacidade ou deficiência, proporcionando assim, maior segurança nas ações desenvolvidas.

Na primeira noite de curso, o treinamento foi conduzido por enfermeiras, nutricionista e fonoaudióloga, que abordaram temas como banho, assaduras, ingestão de remédios, curativos, alimentação (10 passos para uma alimentação saudável, recomendações específicas para a alimentação, orientações para aliviar sintomas de náuseas e vômito, dificuldade para engolir, gases, intestino preso), cuidados com a alimentação por sonda e possíveis complicações.

Além das orientações, os participantes receberam o “Guia do Cuidador”, material elaborado por profissionais da área com demais dicas e informações.

O curso é ofertado de forma gratuita pela Administração Municipal de Cotiporã, para as pessoas que já exercem a função de cuidador no município. A primeira edição ocorreu em agosto de 2019 e assim como neste ano, contou com significativo número de participantes.

O curso, que terá seu segundo e último encontro no dia 09 de março, reforça que o cuidado no domicílio proporciona o convívio familiar, diminui o tempo de internação hospitalar e, dessa forma, reduz complicações decorrentes de longas internações. Além disso, é enfatizada a importância do vínculo entre equipe de saúde e cuidador, e em caso de dúvidas, orienta-se que busquem os profissionais da Unidade de Saúde de Cotiporã.

Fonte e foto: Município de Cotiporã