29º Congresso Movergs capacita setor e reforça desafios para a cadeia moveleira

Mais de 430 pessoas marcaram presença no 29º Congresso Movergs, realizado pela Associação das Indústrias de Móveis do Estado do Rio Grande do Sul, nesta terça-feira, 6, nas dependências do Dall’Onder Grande Hotel – Salão Malbec, com o mote “E agora? Como enfrentar os desafios do mercado atual”, as boas vindas foram dadas pelo presidente da entidade, Rogério Francio e pelo prefeito Guilherme Pasin.

O primeiro painel teve o o tema ‘Mercado de móveis – Panorama setorial e desafios das indústrias brasileiras frente ao cenário atual’ por meio de Marcelo Prado, sócio-diretor do IEMI – Inteligência de Mercado. Ele prospectou um crescimento ainda lento, mas gradual, para os próximos anos (2% ao ano e mais de 13% nos próximos cinco anos).

“A gente acredita que a partir de 2020 possamos a ter números melhores e uma retomada nos próximos anos. O cenário político trouxe turbulência e insegurança, tanto para os consumidores que temem pelos seus empregos, tanto para as indústrias em abastecerem e investirem”, disse.

Francio salientou que o “brasileiro está cansado de ouvir a palavra crise. As empresas fizeram sua lição de casa, mas, com certeza estão preparadas para conquistar este caminho que está se abrindo para crescimento e desenvolvimento”, afirmou.

Em seguida, André Nunes de Nunes, economista-chefe da Federação das Indústrias do Estado do Rio Grande do Sul (Fiergs) abordou a pauta o ‘Brasil em retomada: perspectivas e desafios para a economia’.

Julio Cesar Trajano Rodrigues, diretor executivo do Magazine Luiza, mostrou seu expertise à frente da parte digital de uma das maiores varejistas do país por meio da palestra ‘A cultura digital e o varejo do futuro – case Magazine Luiza’.

Em entrevista para Rádio Difusora comentou a satisfação de estar em Bento Gonçalves. “Incrível a energia deste povo e poder dividir o que temos feito, a digitalização de nossas lojas, nosso e-commerce, que vem se transformando há muito tempo”, salientou.  Para se ter uma ideia, a plataforma representa quase 30% das vendas da empresa.

As atividades tiveram continuidade no período da tarde com a palestra do renomado jornalista Alexandre Garcia sobre a ‘Conjuntura política nacional’. Comentou as Reformas da Previdência, Tributária e a MP de Liberdade Econômica que poderá tornar-se Lei.

“Ainda com dificuldades de reiniciar o crescimento, mas depois do caos que a gente passou com 12 milhões de desempregados, a recuperação é como se fosse sair de uma doença grave”, explanou.

Para finalizar, Marcos Piangers, radialista, apresentador e colunista apresentou as quatro características das empresas inovadoras e como um mundo conectado está mudando marcas, profissões e pessoa por meio do tema ‘Criatividade & Inovação: uma espiada no futuro’.

O Congresso teve boletins da Rádio Difusora na programação e contou com o patrocínio da Sayerlack, Exclusive Smart.Capital e o apoio da Federação das Indústrias do Estado do Rio Grande do Sul (Fiergs).

Fonte: Felipe Machado

Fotos: Felipe Machado e Facebook Movergs