141ª edição da Festa de Santo Antonio reúne mais de 15 mil devotos em Bento

A programação da 141ª edição da Festa de Santo Antonio – padroeiro de Bento Gonçalves – reuniu mais de 15 mil devotos nesta quinta-feira, dia 13. As atividades começaram logo cedo, com a Alvorada Festiva desde as 6h e se sucederam com três Missas na parte da manhã, celebradas pelos padres Gilnei Fronza (reitor do Santuário Nossa Senhora de Caravaggio em Farroupilha), Izidoro Bigolin e pelo bispo da Diocese de Montenegro, Dom Paulo Antônio De Conto.

O momento de confraternização no almoço reuniu festeiros, padres, o prefeito Guilherme Pasin, dirigentes da Fenavinho e ExpoBento, juntamente com as soberanas, a secretária de Relações Federativas e Internacionais do governo do Estado, Ana Amélia, com mais de 600 pessoas.

Durante a tarde a Missa Solene Campal reuniu padres da Diocese de Caxias do Sul, com a presença do bispo auxiliar de Porto Alegre, Dom Leomar Antônio Brustolin, seguida de procissão pelas vias centrais do município. A caminhada levou a imagem do padroeiro e balões brancos simbolizando o pedido de paz.

A Missa de Ação de Graças culmina com o fechamento do Dia Festivo. Desde março, com o lançamento oficial da Festa, até este dia 13, foram inúmeras etapas com homenagens a ex-festeiros, o bingo de Santo Antônio, o Jantar do Codeguim, visitas nas comunidades entre outras ações.

Sete freis efetuaram a bênção individual da saúde aos presentes, além de mais de 80 mil pãezinhos distribuídos aos fiéis.

Confira AQUI a reportagem com vídeos da festa.

O lema “Mostra-me Senhor, teus caminhos” (Sl 25,4), buscou reforçar o apelo retirado dos Salmos que tenta traduzir um pedido em redimensionar os sentidos da vida – em uma época de tantos dilemas, dúvidas e até faltas de significados para a existência de todos, é na fé que é possível conhecer mais de si mesmo e encontrar motivação para driblar os problemas e desafios cotidianos.

Os casais festeiros que conduziram a programação foram Clacir Rasador e Susana Tercila Giordani; Fábio Luis Piazza e Silvana Casagrande Piazza; Gilmar Cantelli e Dalvina Maria Osmarin Cantelli; José Antonio Rossatto e Clarice Toniolo Rossatto; Ricardo Tonet e Léa Cristiane Gonzatti Tonet; Setembrino do Rosário e Natalina dos Santos do Rosário; Valmor Poletto e Rosita Spadari Poletto. Os Festeiros Jovens foram Ana Paula Nascimento da Silva; Diego Marodin da Silva e Érica Bellé; Fernando Giordani Rossatto e Leandro Moro e Carla Zortéa.

A Rifa de Santo Antônio sorteará no dia 27 de julho um novo Polo 2019.

O monitoramento do trânsito no centro foi efetuado por Agentes do DMT (Departamento Municipal de Trânsito) e a Festa contou ainda com a presença da alunos soldados da Brigada Militar e Guardas Civis Municipais em período de testes. A equipe da Secretaria Municipal de Saúde da Prefeitura esteve em apoio durante todo o dia e prestou três atendimentos (pessoas em geral que não se sentiram bem, mas nada de mais grave).

 

 

Fonte: Central de Jornalismo da Difusora

Fotos: Felipe Machado, Antônio Sérgio de Oliveira, Gabriel Comerlatto, Giva Ferri e João Paulo Kolassa