140ª Romaria de Nossa Senhora de Caravaggio reúne mais de 130 mil devotos

Encerrou neste domingo, dia 26, a 140ª Romaria de Nossa Senhora de Caravaggio, em Farroupilha. Foram números expressivos nos dois dias junto ao Santuário Diocesano, que contabilizou 50 mil pessoas no sábado e 80 mil romeiros neste domingo. A missa campal que foi celebrada às 10h30min reuniu cerca de 20 mil pessoas.

Ao somar as pré-romarias e outros eventos preparatórios à Romaria de Caravaggio, a organização estima que o número de devotos que visitaram o Santuário ultrapassou 200 mil pessoas desde a metade de abril.

Neste domingo, a missa campal das 10h30min teve a presença do governador Eduardo Leite. Conduzida pelo bispo Dom Alessandro Ruffinoni, a celebração reforçou o lema da 140ª edição da Romaria, “Com Maria, a Mãe de Jesus, pela Cultura do Encontro”: Dom Alessandro reiterou a importância de acolher a todos os irmãos, independente da nacionalidade, etnia ou religião – e falou sobre a necessidade de aproximação entre os cristãos.

Eduardo Leite participou de celebração religiosa neste domingo em Farroupilha – Foto: Gustavo Mansur / Palácio Piratini

“Devemos valorizar todas as culturas conservando a palavra de Deus. Nós também queremos, através da cultura do encontro, caminhar com a palavra de Deus. É a palavra dele que nos ilumina e tira nossos medos”, disse o bispo.

Ao fim de cada celebração, foi dada a tradicional benção dos objetos, das crianças e da saúde. Pelo menos 16 padres comandaram as missas, com o suporte de mais de 40 Ministros da Eucaristia.

Romaria contou ainda com pontos de apoio de saúde, transporte, alimentação e comercialização de objetos religiosos. Não houve ocorrências na área da segurança, foram 75 vacinas aplicadas pela Secretaria Municipal de Saúde de Farroupilha, com 82 pessoas atendidas em serviços de saúde e socorro, com duas encaminhadas até o Hospital.

Fonte: Central de Jornalismo da Difusora com informações do site de Caravaggio

Fotos: Brigada Militar, Airton Ferreira (Rádio Difusora) e Gustavo Mansur / Palácio Piratini