13ª Conferência Municipal de Assistência Social acontece em Bento

Nesta quarta-feira, 18, no auditório do Instituto Federal de Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS) – Campus Bento, foi aberta a 13ª Conferência Municipal de Assistência Social de Bento Gonçalves. O evento, promovido pela Secretaria de Habitação e Assistência Social e Conselho Municipal de Assistência Social (CMAS), neste ano tem como tema “Direito do Povo com Financiamento Público e Participação Social”.

A Conferência constitui-se em um espaço que possibilita a participação social, por meio de discussões e decisões. A presidente do CMAS, Evelyn Carneiro, ressaltou a importância da iniciativa. “Compreendo que momentos como esse são de extrema relevância, de debate e discussão, para acharmos soluções no momento atual que vivenciamos, para que juntos, sigamos unidos na política de assistência social”, destacou.

O evento tem por objetivo avaliar, propor e deliberar, com base na avaliação local, as diretrizes para o Sistema Único da Assistência Social, reconhecendo a corresponsabilidade de cada ente federado.

A diretora-geral do Campus Bento Gonçalves do IFRS, professora Soeni Bellé, salientou a relevância das políticas nessa área. “Primeiramente gostaria de desejar um bom dia de trabalho a todos. A assistência social é algo muito importante. Precisamos de ações de inclusão para que tenhamos uma sociedade harmônica, para que todos possam ter oportunidades. É muito importante mantermos esse serviço público pra que possamos avançar no desenvolvimento de Bento e de toda a região”, pontuou.

Participam do encontro, trabalhadores e gestores das organizações governamentais e da sociedade civil, além de usuários do Sistema Único de Assistência Social de Bento Gonçalves.

O secretário de Habitação e Assistência Social, Eduardo Virissimo, agradeceu a participação de todos. “É um dia especial pra nós. Acredito que esse seja o evento principal da assistência social neste ano. É importante que a gente venha debater o que vem acontecendo, entender as principais demandas, para encontrar um norte de um futuro cada vez melhor”, frisou.

As atividades da Conferência tiveram início com a leitura do Regimento Interno, pela conselheira Lisia Daros, para aprovação dos presentes, com abertura de espaço para perguntas e considerações ao final da mesma.

Na sequência, a assistente social, trabalhadora do INSS de Caxias do Sul, Larissa de Bortoli, abordará a temática “Assistência Social: Desafios e possibilidades na atual conjuntura”.

Participaram do evento, o coordenador da 16ª CRE, Alexandre Misturini, vereador Edson Biasi, secretário de Desenvolvimento da Agricultura, Dorval Brandelli, secretário-adjunto de Habitação e Assistência Social, Wagner Dalla Valle, e o coordenador distrital, Henrique Nuncio.

 

Fonte: Prefeitura de Bento