139ª Festa de Santo Antônio supera 15 mil fiéis em Bento Gonçalves

A 139ª Festa de Santo Antônio reforçou a fé da comunidade de Bento Gonçalves, nesta terça-feira, dia 13, feriado municipal do padroeiro. Com o lema “Peregrinos do Amor”, mais de 15 mil fiéis participaram das atividades durante todo o dia. A programação iniciou com a Alvorada Festiva e Repicar dos Sinos, às 6h, seguida das primeiras Missas do Dia.

A primeira da manhã foi celebrada pelo padre Gilnei Fronza, reitor do Santuário de Nossa Senhora de Caravaggio em Farroupilha. A segunda, às 8h30min, contou com o padre Izidoro Bigolin, que passou 30 anos em Bento Gonçalves e desde sua estada em Caxias, mantém sua participação nas celebrações. A Missa das 10h foi presidida pelo arcebispo de Porto Alegre, Dom Jaime Spengler.

Depois foi a vez do almoço festivo, para 600 pessoas, no Salão Paroquial. A tarde a Missa Campal celebrada pelo bispo da Diocese de Caxias do Sul, Dom Alessandro Ruffinoni, reforçou a fé aos presentes.

A finalização da intensa programação teve Missa celebrada pelo padre Ricardo Fontana, com a apresentação dos casais festeiros de 2018.  Durante todo o dia ocorreu ainda a bênção individual da saúde com Freis Franciscanos.

A Festa teve ainda o retorno da Banda Furiosa, sob o comando do maestro Alves Rossatto. Há dois anos ela não participava em virtude de exigências do ECAD – Escritório Central de Arrecadação e Distribuição.

O prefeito Guilherme Pasin, vice Aido Bertuol, Secretários Municipais, o presidente da Câmara de Vereadores, Moisés Scussel, parlamentares em geral, o presidente da Câmara de Vereadores de Nova Friburgo-RJ, município de origem do padre José Maria (que realiza um estágio na Paróquia há alguns meses), Alexandre Cruz, lideranças em geral e a comunidade prestigiaram a festividade.

O trânsito na área central esteve interrompido durante todo o dia, sob a supervisão de agentes do DMT (Departamento Municipal de Trânsito) da Secretaria de Gestão e Mobilidade Urbana.

A programação da Festa será finalizada dia 29 de julho, com a realização de Filó Italiano e Sorteio da Rifa de Santo Antônio.

FESTEIROS 2017

Alexandre e Gláucia Benvegnú Poletto, Inelvo Carlos e Naira Schuck Kunzler, Isidoro e Janes Maria Fagundes Petroli, João e Silvana Pagot Zortea, Paulo Henrique e Elisete Maria Casarin Gehlen, Rui José Flaiban e Andressa Flaiban.

Depoimentos:

Padre Ricardo Fontana: “A festa não teria graça se cada um de vocês não viesse até aqui fazer esta celebração religiosa. Todos merecem um salva de palmas”.

Arcebispo de Porto Alegre, Dom Jaime Spengler: “É sempre bom recordar um homem que marcou história (Santo Antônio) do ocidente e da igreja.”.

Prefeito de Bento Gonçalves, Guilherme Pasin: “É a benção para o nosso município. É o santo que nos protege e por isto estamos aqui reverenciando o nosso padroeiro. A fé é a força do nosso povo”.

Vereador Moisés Scussel :  “Uma bela festa com a participação da nossa comunidade. A religiosidade tem que estar presente no nosso dia a dia também na hora de agradecer”.

Bispo Dom Alessandro: “Cada um de nós não deve se desprezar, podemos fazer grandes coisas se acolhemos deus no nosso coração. Estamos aqui para querer o nosso bem. Cristão é quem ama e pensa no outro”.

Clique para ampliar as imagens:

Fonte: Felipe Machado

Fotos: Antônio Sérgio de Oliveira, Francine Boijink e Felipe Machado