120 anos de Garibaldi: município homenageia produtores rurais

A Prefeitura de Garibaldi, por meio da Secretaria Municipal de Agricultura e Pecuária, realizou nesta segunda-feira, dia 19, um café da manhã em homenagem aos produtores rurais garibaldenses. O evento ocorre tradicionalmente nas comemorações alusivas ao aniversário do município, que completa 120 anos neste mês.

Durante o café realizado no Hotel Mosteiro São José, foram entregues placas de reconhecimento aos 15 agricultores cujas propriedades apresentaram os melhores Índices de Valor Adicionado do Município em 2019, gerando garantia de retorno dos valores de ICMS.

“Nós moramos em uma das cidades mais felizes do Brasil, e vocês agricultores também são responsáveis por isso, através do trabalho que desenvolvem no setor primário”, afirmou o prefeito Antonio Cettolin.

Os dados recentes foram divulgados por uma pesquisa da Revista Bula, que reuniu em uma lista as 21 cidades mais felizes do Brasil, considerando análises de qualidade de vida e bem-estar. Garibaldi está em 16º lugar, entre os itens avaliados estão às belezas naturais, as tradições italianas dos colonizadores, a produção de espumantes e o setor primário, através da produção de frango, do qual muitos produtores homenageados fazem parte.

Representando a Emater e o Conselho Municipal de Agricultura, Franciele Sonaglio, reforçou a importância do trabalho dos produtores e a atuação dos representantes das comunidades junto ao conselho. “Sem vocês nós não teríamos espumante, frango e toda a cadeia primária, parabéns por tudo o que vocês fazem por Garibaldi”.

O presidente da Cooperativa Cairu, Felipe Corbelini, destacou que os homenageados são os responsáveis por produzir os alimentos que vão à mesa da população, assim a comunidade se torna forte e desenvolvida com o que produz e ainda tem motivos para ser feliz como os dados da pesquisa revelaram.

Já o presidente da Cooperativa Garibaldi, Oscar Ló, lembrou de como o agricultor voltou a ter orgulho da profissão, de dizer que trabalha na colônia e de quantos jovens estão retornando da cidade para seguir o trabalho no campo. “Isso deve-se também a infraestrutura que vem sendo oferecida para que as pessoas de motivem a ficar no interior e isso é muito importante para a economia”.

Representando os produtores homenageados, Fernando Luiz Carvalho da Silva agradeceu o reconhecimento e lembrou dos dados da pesquisa das cidades mais felizes. “Eu li a matéria e fiquei feliz em saber que nós contribuímos com isso, pois estamos concorrendo com cidades que tem atrativos significativos como praias, por exemplo, parabéns a todos os responsáveis por estes dados”.

Produtores rurais homenageados:

1º Fernando Luiz Carvalho Da Silva

2º Hilário Sopelsa

3º Sadi Lazzari

4º Adelar Debiasi

5º Arrigo Maffei

6º Vagner Girotto

7º Antonio Lazzari

8º Ari Bortolini

9º Egenor Girotto

10º Armando Flores

11º Roberto Postingher

12º Giovani Giovanaz

13º Ivo Romio

14º Ademir Andreola

15º Carlos Carrer

Fonte: Assessoria de Comunicação Social – Prefeitura Municipal de Garibaldi

Foto: Ana Biondo