100% digital, inicia a 35ª Feira do Livro de Bento Gonçalves

100% digital e com foco no incentivo à leitura, assim, iniciou a 35ª Feira do Livro, nesta quarta-feira, 07. As atividades vão englobar shows musicais, bate-papo com escritores, oficinas, palestras, lançamento de livros e e-commerce. As atrações podem ser acessadas no site do evento http://www.feiradolivrobento.com/#.

A iniciativa integra as inovações que a organização da Feira do Livro está promovendo. Transmitida pelo youtube e redes sociais a feira iniciou com uma homenagem a Eunice Pigozzo, que durante 30 anos atuou na biblioteca, concretizando muitas edições da Feira. E o produtor cultural, Rogério Rodrigues pelo projeto Contantes.

Falando em nome dos homenageados o jornalista e escritor, Alceu Salvi Souto agradeceu a “distinção expressiva de participar desta homenagem, a data tem para nós um significado muito especial, estamos abrindo em um momento atipico a 35ª Feira do Livro. Feira que enaltece os 80 anos da biblioteca púlbica, e sem dúvida que representa uma oportunidade de mostrarmos o desenvolvimento intelectual dos escritores bento-gonçalvenses e de outras localidades, que nos presenteiam com a sabedoria e cultura através dos livros”, destacou.

Patrona do evento, a escritora gaúcha Letícia Wierzchowski ressaltou que “os livros nos salvam, nos resgatam da realidade, quando ela é muito dura, nos levam a viver outras vidas e ai se faz também o milagre da empatia. Nenhuma forma de expressão artística nos mostra tão profundamente como é ser o outro, assim como a literatura faz. Estar hoje aqui em Bento Gonçalves nesta festa de livros, é uma honra. Poucas foram as cidades que mantiveram seus eventos literários. As dificuldades são óbvias, mas tenho certeza que todas são transponíveis. Parabéns”

As transmissões dos encontros com os escritores vão ocorrer somente no Youtube, tendo como público-alvo as escolas, mas disponível para o público em geral. Já as outras atividades vão ser no Facebook e no Youtube e são destinadas para o público em geral. A sede do evento é o Sesc. “Como promotor da cultura, temos a honra de receber a Feira do Livro. Agradeço toda equipe que construiu esse momento, os homenageados, que são figuras importantes na disseminação da cultura no nosso Município. Uma pena não podermos estar juntos para sentir o calor do público, das escolas, mas poderemos promover o mundo dos livros pelas redes a mais leitores. O tema fala algo pertinente, uma feira feita de histórias, e uma feira que ficará marcada na história”, disse o Gerente do Sesc, Jaques Facchineli.

Representando os patrocinadores o Superintendente executivo de varejo da Caixa, Ariel Carissimi salientou que é “bom fazer parte deste desafio, em enfrentar esta pandemia, e transformar a feira em virtual. A Caixa, com muita comemoração faz parte desde momento. Temos convicção que será um sucesso”.

Os livreiros também estarão online. O e-commerce será realizado por meio da plataforma VemDelivery, que abriga 48 lojas virtuais, e iniciou neste ano sua atuação nas áreas de Bento Gonçalves e região e Santa Maria e região. Três livrarias das seis participantes estarão realizando vendas online como a Dom Quixote Livraria & Café, APP (ambas de Bento Gonçalves) e a Do Arco da Velha, de Caxias do Sul. Já as outras três optaram por realizar suas vendas de forma física como a Aquarela Livraria e Papelaria, Cacique de Barros e A Videira.

O público poderá realizar suas compras por meio deste link http://vem.delivery/feiradolivro

O secretário de Cultura e presidente da Fundação Casa das Artes, Evandro Soares falou sobre a importância da cultura. “35 anos da feira do livro, 80 anos da Biblioteca Pública Castro Alves. Um ano difícil para o setor cultural. Mas, encaramos o desafio de trazer para o ambiente online, o mundo da literatura, algo que traz tantos beneficios para sociedade, não só artístico e cultural, mas na saúde, na educação. Estamos entusiasmados porque a feira traz uma vantagem, um momento que ficaria registrado em fotos, ficará guardado para o sempre”, finaliza.

A 35ª Feira do Livro é realizada através da Lei de Incentivo à Cultura, pela Prefeitura de Bento Gonçalves, Secretarias de Cultura e Educação, Fundação Casa das Artes, Biblioteca Pública Castro Alves e Sistema Fecomércio-RS/Sesc. Conta com o apoio de Vem Delivery, Hotel Vinocap e Curso de Design da Universidade de Caxias do Sul, além dos patrocínios de Sulgás – Viva com essa energia -, Anderle Transportes, CAIXA – O Banco de todos os Brasileiros -, Secretaria Especial da Cultura, Ministério do Turismo, Governo Federal – Pátria Amada Brasil.

Acompanhe a programação nos canais:
35ª Feira do Livro de Bento Gonçalves:

https://www.youtube.com/c/feiradolivrobentogoncalvesrs
https://www.facebook.com/feiradolivrobg

Cultura Bento
https://www.youtube.com/channel/UCbll9-D40b0DmuBjpXbhkuQ
https://www.facebook.com/culturabentogoncalves

 

Fonte: Assessoria de Comunicação Social Prefeitura de Bento Gonçalves